ANA SALAZAR

Ana SalazarÉ uma estilista portuguesa  nascida na capital portuguesa, onde continua actualmente a viver. Iniciou a sua carreira na Moda durante a década de 70, introduzindo uma nova filosofia no conceito de vestir em Portugal. É considerada por muitos e pela imprensa como a pioneira da Moda em Portugal, possuindo actualmente 3 pontos de venda no nosso país, para além de estar representada em lojas multimarcas. Desde 1989 desenvolve uma linha de perfumes.

A partir de 1991 a estilista desenha “ANA SALAZAR CERÂMICA”, uma linha de azulejos para interiores. Para além da criação de peças para lojas de museus nacionais e de ter projectado as togas do ISCTE, participou em várias exposições temáticas, em Portugal e no estrangeiro.

No ano de 1999 Rita Salazar colabora na criação das colecções, a actual responsável pela direcção do gabinete criativo. Em 2003 é lançado o livro “Ana Salazar, Uma Biografia Ilustrada”, que documenta todo o seu percurso de vida até à actualidade.

Neste ano, também Ana Salazar concebe a nova linha de vestuário de serviço dos CTT, bem como os trajes para a Confraria do Maranho.

Em 2004, cria os lenços de senhora para a AML Área Metropolitana de Lisboa e é responsável pelo conceito e design das peças de merchandising desenvolvidas para o Aquário da Madeira.

Para além das várias distinções e prémios que a estilista já recebeu, foi agraciada pelo Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, pelo seu reconhecimento e dedicação, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e mais recentemente distinguida com o “Prémio Carreira” do Centro Português de Design.

Em 2003 foi galardoada com o prémio nacional de Design “Troféu Sena da Silva” do Centro Português de Design.

No próximo dia 11 de Dezembro será apresentado ao público um novo livro sobre a vida e a obra da estilista “Memórias, influências, segredos…”. Trata-se de uma obra, que resulta de uma série de entrevistas realizadas à estilista portuguesa, contendo apontamentos da sua vida pessoal, os gostos, os amigos e a família.

Ana Salazar marca assim o seu nome, não só na história da moda portuguesa como também na própria história de Portugal, sendo reconhecida além fronteiras.

Fonte:  http://www.anasalazar.pt/

ana-salazar1 ana-salazar3_580x4353 ana-salazar18_580x435

~ por modacc08 em 2 de Outubro de 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: